Projeto politico pedagogico
Marco Situacional
Escola Municipal “Manoel Veríssimo”, situada na Rua Carlos Gomes, nº 341, bairro Floresta CEP 35430-000 em Espera Feliz – MG, atendendo a rede do Ensino Fundamental o órgão mantenedor é a Prefeitura Municipal de Educação. A criação da escola foi regulamentada no mês de outubro de 1968 com o nome “Manoel Veríssimo”, com o objetivo de homenagear o Padre Manoel que fez historia na cidade. A escola possui alunos com média de 7 a 11 anos de idade. O perfil sócio-econômico é bem diversificado, mas a maior parte dos alunos encontra-se situada na renda mínima, 50% depende de programas de bolsa escola. Apesar de não possuir nenhum portador de necessidades especiais, a escola apresenta uma estrutura física adequada, em boas condições assim como os moveis nela contidos.
Vivemos num mundo capitalista, onde se procura obter conhecimentos com o objetivo de conseguir posição social e retorno financeiro. A necessidade de fazer um apanhado histórico da sociedade em que vivemos veio mostrar claramente que chegamos a uma sociedade capitalista em crise, global, terminal, estrutural. Nossa perspectiva em relação à sociedade é estarmos inserida em uma sociedade mundial que não necessita mais de fronteiras, na qual todas as pessoas possam se deslocar livremente e existir em qualquer lugar o direito de permanência universal interferem na situação brasileiros menores abandonados, pais desempregados, baixo poder aquisitivo, famílias desestruturadas.
Diante dos pressupostos apresentados, surge o compromisso da escola com a educação para o século XXI, pautada nos quatro pilares: a escola tem que enfatizar o aprender a conviver para que todos aprendam a aceitar as diferenças, o aprender a ser para ser favorável à construção e enriquecimento da identidade pessoal e coletiva, o aprender a fazer onde oferece condições para estágio de desenvolvimento do educando para aquisição de habilidades e competências práticas para o aprender a apreender é