Projeto poitico de platao
Conforme ele, as mulheres não sofreriam qualquer tipo de discriminação. Elas realizariam trabalhos junto aos homens, inclusive prestariam serviço militar. Também acreditava que a presença das mulheres nos campos de batalha aumentaria a valentia dos soldados, pois eles não desejariam passar por covardes frente aos olhos femininos. Ela adquire os mesmos direitos dos homens, inclusive no exercício da ginástica.
Observa-se, porém, que naquela época, a educação da mulher era centrada e fechada ao lar. Platão admite a mulher na Acadêmica, mesmo que trajasse vestes curtas que, naquele tempo, era prática comum entre os homens.
Do ponto de vista da inserção social, as mulheres poderiam participar de qualquer uma das três classes fundamentais da sociedade por ele planejada, ou seja, a dos governantes, dos guerreiros e dos trabalhadores.
Diz também, que tal como acontece com os homens, e sem discriminar, há mulheres dotadas para filosofar, exercer trabalhos militares, desempenhar profissões econômicas, etc.
Mas a identidade social dos direitos da mulher, implica diretamente em identidade pela educação. E Platão, no entanto, procurou resolver.
Essas eram, na época de Platão algumas preocupações com a questão da mulher. Hoje, percebemos outras tantas. O mundo mudou, e junto com as mudanças vieram outros desafios. De certa forma, a mulher vem conquistando espaço na sociedade, basta por hora, criar um espaço novo, mais feminino, sem com o tempo precisar ocupar os postos criados ‘masculinos’.
No dia da mulher, refletir sobre os espaços políticos de sua