Projeto PM on line
Introdução
Numa sociedade com freqüentes transformações econômicas, política e sociais decorrentes do acelerado desenvolvimento científico e tecnológico, torna-se imperativo para os atores desse cenário, manter-se constantemente atualizados, em condições de usar seletivamente a informação disponível em benefício da própria sociedade, assim como multiplicar as perspectivas de uso dessa informação.
A e-governance ou Governo Eletrônico é uma tendência mundial. Os governos buscam cada vez mais, novas formas de utilização das tecnologias da informação em prol da sociedade. Sua utilização além de proporcionar aumento de eficiência e eficácia na gestão pública, possibilita maior publicidade e transparência das ações governamentais.
O e-governo vem se firmando no Brasil por meio de várias ações que envolvem a transação do tipo G2C (forma reduzida da expressão em inglês “Government to Citizen”) que trata das relações entre governo e cidadão (interação com o cidadão por meio de portal de atendimento - internet) e do tipo G2E (Governo-Servidor Público), que ocorre especialmente nas áreas de formação, capacitação, recrutamento, vencimentos e viagens.
Seguindo essa tendência, o projeto “PM On Line” tem como objetivo a criação de uma rede interativa virtual de educação que possibilite a capacitação continuada dos servidores lotados nos setores administrativos da Polícia Militar do Estado do Tocantins – (PMTO) por meio da utilização dos recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação – (TIC) disponíveis no mercado.
O presente projeto evidencia que a opção de levar a capacitação de servidores até as unidades por meio dos recursos tecnológicos, ao contrário de levar presencialmente os servidores aos grandes centros, se apresenta como a alternativa mais viável para a PMTO, tanto do ponto de vista econômico, quanto operacional.
As tecnologias se encontram disponíveis e seu enorme potencial