Projeto pesquisa internet
1-INTRODUÇÃO
Os contornos da relação que as crianças e os jovens desenvolveram ou têm vindo a desenvolver com as novas tecnologias são difíceis de explicar, mesmo com a investigação já disponível sobre o tema. Sabemos que os jovens gostam de fazer amigos através da Internet, adoram participar nas redes sociais, não vivem sem o telemóvel e passam horas a falar no Messenger. Mas continuamos a ficar surpreendidos quando um adolescente afirma ter centenas de amigos online, enviar outras tantas mensagens de sms por semana e até por dia ou revoltar-se quando se lhe proíbe a utilização do telemóvel. Ainda não compreendemos cabalmente as novas formas de sociabilidade nem o que as sustenta e tampouco aceitamos que estas estejam a mudar radicalmente. Continuamos presos a modelos completamente distintos de brincadeira, jogo, relacionamento entre pares e aprendizagem e, apesar do conhecimento que temos vindo a aprofundar sobre a geração dos nativos digitais (Prensky, 2001a), não se pode deixar de constatar que a educação ainda não se adaptou a estes moldes.
2-TEMA
O uso da internet por crianças
3-DELIMITAÇÃO DO TEMA
O uso da internet por crianças de 7 a 12 anos
4-PROBLEMA
A liberdade que ela dá de acesso a dados, a sua enorme atração e os perigos físicos que ela traz, principalmente para crianças e adolescentes.
5-HIPÓTESE
Uma criança ou adolescente usando a Internet sem controle por parte de pais ou responsáveis pode fazer acesso a todo tipo de dado, o que caracteriza uma educação libertária, isto é, a criança faz o que quer.
6-JUSTIFICATIVA
A Internet pode ser um ótimo local para aprender, se divertir, bater papo com os amigos da escola e simplesmente relaxar e explorar. Mas, assim como no mundo real, a Web pode ser perigosa para as crianças. Antes de permitir que seu filho permaneça online sem a sua supervisão, estabeleça algumas regras com que todos concordem.
Ela oferece inúmeros