Projeto pedagógico
Título:
Importância da contação de histórias como prática educativa no cotidiano escolar
Tema:
Quem conta um conto, transforma um sonho.
Na sociedade contemporânea, cada vez mais permeada pelas novas tecnologias, os educadores se deparam com um novo desafio: como desenvolver o gosto pela leitura nas crianças em idade escolar. De acordo com estudiosos, as crianças que possuem esse hábito têm potencializado o seu desenvolvimento cognitivo e, nesse caso, a contação de histórias emerge como valioso auxiliar da prática pedagógica de professores dos anos iniciais do Ensino fundamental. Da mesma forma, eles afirmam que as narrativas estimulam a criatividade, a oralidade, facilitam o aprendizado e ainda colaboram na formação da personalidade da criança.
Sendo assim, é importante que o professor conheça habilidades e técnicas necessárias a um bom contador de histórias, bem como saiba escolher a narrativa mais adequada à situação.
Objetivos gerais:
Possibilitar aos educandos , um momento de audição de histórias, que influi no processo de desenvolvimento individual dos alunos, tanto dentro da escola, como também nas suas relações sociais em outros espaços. Além de incentivar a leitura e a fruição da literatura como arte, objetiva-se transmitir valores que determinam atitudes éticas, que possibilitam a melhor convivência no ambiente escolar, familiar e social.
Objetivo específico: • Usufruir de um momento lúdico, movido à fantasia e imaginação; • Perceber a importância da contação de histórias como uma manifestação cultural; • Desenvolver habilidades, por meio da observação e prática, que lhe possibilitem contar suas histórias de maneira mais elaborada; • Criar o hábito de ouvir histórias, como também o respeito a pessoa que se dispõem a falar; • Dispor-se a conhecer o novo, o diferente;
• Refletir, por meio das histórias e seus discursos, em sua conduta diante do meio em que vive.