Evolução dos computadores
PRINCIPAIS EVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS OCORRIDAS NAS GERAÇÕES DOS COMPUTADORES
1 - HISTÓRICO Embora o conhecimento histórico da evolução dos computadores não seja essencial para compreender seu funcionamento, é interessante acompanharmos historicamente seu desenvolvimento. 2 - CLASSIFICAÇÃO Podemos fazer uma classificação baseada por acontecimentos marcantes da evolução dos computadores, assim como também, segundo seu elemento eletrônico básico de sua organização: válvulas, transistores, circuitos integrados, pastilhas de alta e muito alta integração (VLSI).
Podemos separar os acontecimentos cronologicamente e conforme seu componente básico. Assim, temos:
Dispositivos mecânicos (do ábaco a Babage);
Dispositivos eletromecânicos (do cartão Hollerith ao Mark I);
Dispositivos eletrônicos (até o Eniac);
Computadores – equipamentos eletrônicos de processamento de dados:
Com válvulas (ou primeira geração);
Com transistores (ou segunda geração);
Com circuitos integrados, IC (ou terceira geração);
Com integração com larga escala, VLSI (chip) ou (quarta geração).
OBS: Apresentaremos com destaque sobre os microprocessadores, base dos computadores pessoais, portáteis e móveis, existentes aos milhões no mundo.
2.1 - DISPOSITIVOS MECÂNICOS (3000 a.C.-1800) O conceito de efetuar cálculo com algum tipo de equipamento vem da China, com registros de sua existência em torno de 2500 a.C. Equipamentos esse denominado Ábacos. Esse dispositivo permitia a contagem de valores e a efetuar cálculos aritméticos simples. Um calculador mecânico inventado por Leonardo da Vinci, em 1621 ficou conhecida como régua de cálculo. Em 1642 foi criada por Blaise pascal uma máquina para cálculos, construindo um contador mecânico que realizava operações aritméticas de soma e subtração através de rodas e engrenagens dentadas, instrumento esse denominado de pascalina, em homenagem ao seu inventor.