Questão social no novo milênio
A Questão Social do Novo Milênio
Disciplina: Serviço Social IV
Professora: Profa. Dra. Elza Koumroyan
Aluna: Sandra Nunes Ribeiro
Curso: Serviço Social
Semestre: 5º B
São Paulo
2012
A globalização se deu a partir doa anos 80, com a finalidade de integrar o mundo, num processo de reestruturar o Estado, para expandir o capitalismo, tendo este processo recebido várias denominações ente elas: fábrica global, mundialização, cidade global, etc.
Visa transformar o sistema de relações internacionais para que o Estado-nação reoriente e reformule suas posição e decisão nas mais diversas áreas, refletindo nos empregos e nas diferenças entre os países ricos e pobres.
Só que se olharmos bem, veremos que o que foi globalizado foi à pobreza e não a riqueza, pois esta continua concentrada nas mãos da burguesia.
A economia é determinada por grandes grupos financeiros mundiais, que decidem e investem no resto do mundo, fazendo que o processo de produção seja flexível, pois as coisas não são realizadas em todo o mundo, fracionadas.
Com esta nova de forma de produção, os direitos trabalhistas se extinguem, os impostos reduzem ou caem e possibilita o consumo geral; isto reflete na economia, pois agora as decisões financeiras são mundiais, são globais e só ai cada país tem a sua decisão individual, só depois que a global foi tomada.
Os Estados Latino-americanos e a globalização
Para estes estados a globalização, as decisões mundiais foram trazidas e impostas pelo FMI e Banco Mundial.
Permitindo que as grandes empresas tivessem acesso a estes países pela privatização, reestruturando assim as relações que envolviam o Estado, a sociedade e o privado, tudo foi reformulado em benefício somente do capital.
Isto fez com que a economia dos países latinos parasse e a inflação crescesse, possibilitando o endividamento externo, os empréstimos com o FMI, os tornando reféns do mesmo.
Em decorrência disto os mercados foram