Projeto Pedagogia Comunitaria
O trabalho desenvolvido pelas pedagogas comunitárias da Divisão de Ação Comunitária da Secretaria de Educação (Seduc) foi tema da tese de mestrado intitulada "Interação Escola-Família: um estudo de caso da Pedagogia Comunitária de Praia Grande", defendida pelo professor universitário José Nildo Oliveira Soares no curso de Mestrado em Psicologia Educacional do Centro Universitário FIEO (UNIFIEO) de Osasco. O resultado do estudo foi apresentado para as pedagogas comunitárias nesta sexta-feira (14).
"O objetivo do trabalho foi conhecer e pesquisar como se desenvolve o programa, além de mostrar os pontos positivos e aqueles que necessitam ser aprimorados", disse Soares, que defendeu a tese no último dia 22 de agosto.
De acordo com o professor, a ideia de estudar programas sociais surgiu após atuar como voluntário em uma ONG. "Ao término do primeiro ano de trabalho nessa instituição, comecei a me questionar como poderia saber se o que fiz ajudou os jovens atendidos", afirmou Soares, que conheceu o programa de Pedagogia Comunitária da Praia Grande durante o 3º Congresso Internacional de Pedagogia Social realizado na Universidade São Paulo (USP), em 2010.
Segundo o mestre, o estudo concluiu que o projeto desenvolvido na Cidade cumpre com o objetivo de trazer a família para dentro da escola. "Praia Grande acaba saindo à frente, pois consegue identificar as necessidades das famílias e o que é preciso para serem inseridas de maneira mais efetiva e eficaz dentro do processo escolar, permitindo que a família acompanhe o filho no seu desempenho educacional. Outro ponto é mostrar também que o trabalho das pedagogas comunitárias não está focado somente na escola, mas na comunidade como um todo", ressaltou.
Para a chefe da Divisão de Ação Comunitária, Valkíria Medeiros, o estudo também ajuda a elevar a autoestima da equipe. “É gratificante para as pedagogas comunitárias saber que o trabalho delas pode servir