Projeto para uma sociedade com valores nao descartáveis
Para uma sociedade com valores não descartáveis. Família e escola: Uma parceria possível.
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA HIGIENE PESSOAL DAS CRIANÇAS
Junho/2011
PROBLEMA
Ensinar crianças a cuidarem da higiene pessoal implica esforço da parte das famílias, por isso é necessário incentivá-las quando ainda são pequenas, a cumprirem regras essenciais que as manterão limpas e saudáveis. A higiene do corpo representa um passo fundamental, não apenas para o desenvolvimento da auto-estima e da auto-imagem, mas também para a progressiva autonomização da criança. A criança saudável pode ter um desenvolvimento escolar maior que o de crianças que apresentam algum problema devido a falta de higiene?
PROBLEMÁTICA
A falta de higiene pessoal nas crianças pode provocar alguns problemas de saúde, tais como: dermatoses, foliculites, micoses, parasitas do couro cabeludo e também formar cidadãos capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal. Uma criança que apresente algumas dessas doenças pode, por exemplo, ter sua ausência na sala de aula e assim então seu aprendizado está sendo comprometido.
HIPÓTESE
Que família e escola possam juntos conscientizar as crianças sobre a importância da higiene pessoal. Que essas duas instituições possam estar enfocando sempre a prática da higiene pessoal, lembrando que nós educadores e também os pais são os exemplos vivos para os alunos,portanto, assim como orientá-los, devemos praticar corretamente as normas de higiene.
JUSTIFICATIVA
O Projeto é uma proposta que possibilita e garante uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de higiene pessoal na vida das crianças. Ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e sistemática, toda a equipe contribui de forma decisiva na formação de cidadãos capazes de atura em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade.