Projeto Multidisciplinar
CAMPUS POÇOS DE CALDAS - MG
INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Implementação de mão robótica aplicando redes neurais
Alunos: Bianca Alessandra Moreira Eduardo Aparecido Horta Jr. Henrique João Pedro Godoy Yago Andrade Marcos Vinicius Blazzi Alyson Borges Machado Luciana de Lima Conceição
Orientadora: Profª. Thaís Gama de Siqueira
Co-Orienador: Gustavo Geissler Hovelacque(PUCC)
Relatório do projeto de pesquisa apresentado a Profª. Carolina Del Rovericomo parte dos requisitos da disciplina Projeto Multidisciplinar I (ICT 52).
Outubro de 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
OBJETIVO
JUSTIFICATIVAS
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
CRONOGRAMA
DIFICULDADES ENCONTRADAS
7) REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
Com o passar dos séculos, muito foi sendo descoberto sobre o cérebro humano e seus componentes.
Um dos principais contribuintes para estas pesquisas foi o microscópio, criado em 1590. O mesmo auxiliou na descoberta da célula em 1680. Mas foi só em 1830 que ela foi conceituada como unidade constituinte dos seres vivos. Em 1909, os neurônios foram tidos como constituintes básicos do cérebro.
Através do avanço das tecnologias, mais informações puderam ser obtidas a seu respeito, como o peso (1,5 quilos) e o consumo de 20% da energia do corpo, além de que 100 gramas de tecido cerebral requerem aproximadamente 3,5ml de oxigênio por minuto. O cérebro humano possui próximo de 10¹¹ neurônios e 10^14 sinapses ou conexões, uma média de 1000 a 10000 conexões por neurônio.
Em seres humanos, 70% dos neurônios estão localizados no córtex.
As células neurais são divididas em 5 tipos: horizontal, estrelada, piramidal, granular e fusiforme e classificadas de acordo com as funções em: sensoriais (possuem longos dendritos e axônios