Projeto Multidisciplinar III
CURSO DE PEDAGOGIA-EAD
Unidade Pirituba
Atividade Prática Supervisionada
ATPS
Orientador (a) : Heloisa
Alunas: EdjaVital.RA: 7529599121
Quitéria de Melo. RA: 770 362 231 4
Taciana Cabral. RA 737 658 096 2
São Paulo
Introdução
Um projeto é elaborado para transformar uma idéia em realidade, ou seja, em prática. Desenvolver um projeto, portanto, é definir uma proposta de trabalho e traçar algumas propostas de ação em relação a algo que desejamos alcançar.
A forma de desenvolver projetos inclui um ambiente de aprendizagem onde alunos, professores e novas tecnologias predispõe de autonomia à construção de conhecimentos de distintas áreas do saber, por meio da busca informações significativas para a compreensão, representação e resolução de uma situação problema. Fundamenta-se nas ideias piagetianas sobre desenvolvimento e aprendizado entre relacionados com outros pensadores dentre os quais destacamos Dewey, Freire e Vygotsky.
Este artigo, derivado de nossas atividades de pesquisa, visa apresentar elementos de reflexão que perspectiva de ruptura com as ações pedagógicas conservadoras.
A elaboração do currículo exige, portanto, uma teoria de pedagogia social.
A ênfase dos estudos de Piaget foi gênese e a evolução do conhecimento, daí o termo “epistemologia genética”. Como biólogo, ele foi bastante inspirado pelas observações das influencias que organismos sofrem do meio em que vivem. Alongamento, no ambiente do conhecimento, ele concluiu que as trocas que os indivíduos realizam com meio são responsáveis pelas mudanças nas estruturas mentais. Esta visão deu origem as teorias socioentiracionistas, elaboradas por diferentes autores como Freire (1970), Vygotsky (1991). Wallon (1989), e que entendem o conhecimento como algo que é construído pelo sujeito, em interação com o mundo dos objetos e das pessoas.
Para construção de um projeto em que todos participem é preciso que haja uma interação não só da