Metodologia Rel5
362 palavras
2 páginas
MetodologiaCircuito Capacitivo (RC)
Para a realização do experimento foi montado um circuito série de acordo com Figura 1 com um capacitor e um resistor usando o painel de tensões da bancada. Após a montagem, mediu-se com o multímetro os valores da tensão de entrada, a tensão do resistor, a tensão do capacitor e a corrente do circuito.
Figura 1
Com o osciloscópio verificou-se a amplitude e a fase da tensão no resistor e no capacitor. Para verificar a amplitude no capacitor foi preciso fazer a inversão entre o resistor e o capacitor no circuito como mostra a Figura 2.
Figura 2
Circuito Indutivo (RL)
No segundo experimento, montou-se novamente, usando o painel de tensões, um circuito serie com um resistor e um indutor como mostra a Figura 3. Após a montagem mediu-se, outra vez com o multímetro, a tensão de entrada, a tensão do resistor, a tensão do indutor e a corrente que passa pelo circuito.
Figura 3
Com o osciloscópio, foi verificado a amplitude e a fase da tensão no resistor e no indutor. Como no outro experimento foi preciso fazer a inversão das posições do resistor com o indutor no circuito como mostra a Figura 4.
Figura 3
Resultados e Discussões
Circuito Capacitivo (RC)
Com os dados coletados no primeiro experimento foi montada a seguinte tabela:
Tensão
Valor Medido
Valor Teórico
E
128,5
113,1
58,8
I
0,4
= /I
147
Tabela 1
Com o osciloscópio verificou-se a amplitude e a fase no resistor. Em seguida, também foi verificada a amplitude e a fase no capacitor. Com os dados coletados foi montada a tabela seguinte:
Tensão
Valor Medido
Valor Teórico
184
34,55
84
69,10
= /R
0,68
Tabela 2
Circuito Indutivo (RL)
Com os dados coletados no segundo experimento foi montada a seguinte tabela:
Tensão
Valor Medido
Valor Teórico
E
127,7
127
79,3
92,6
I
0,25
Tabela 3
Novamente com o osciloscópio verificou-se a amplitude e a fase da tensão no resistor e em seguida foi medido a amplitude e a fase no indutor, e com os valores