Projeto Multidisciplinar II
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
ACADÊMICO
RA:00000
PROJETO MULTIDISCIPLINAR II
PARANHOS-MS
2014
A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA NA
PRÁTICA PEDAGÓGICA
Friedrich Froebel:
Foi o criador dos jardins de infância, o defensor de um ensino sem obrigações, um dos primeiros educadores a considerar o início da infância como uma fase de importância decisiva na formação das crianças e a considerar a Educação Infantil indispensável para a formação da criança.
Froebel assim como outros pensadores de seu tempo compartilhava do pensamento de que a criança é como uma planta em sua fase de formação, que exige cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável, e que trazem consigo uma metodologia natural que as leva a aprender de acordo com seus interesses e por meio de atividade prática, adotando, assim, a ideia contemporânea do “aprender a aprender”.
Para ele, a educação se desenvolve espontaneamente e depende dos interesses de cada um. Quanto mais ativa é a mente da criança, mais ela é receptiva a novos conhecimentos.
Ainda segundo ele, a criança, trazia em si a semente divina de tudo o que há de melhor no ser humano. Cabia à educação desenvolver esse germe e não deixar que se perdesse.
Para Froebel, as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem. Não são apenas diversão, mas um modo de criar representações do mundo concreto com a finalidade de entendê-lo. O objetivo das atividades nos jardins de infância era possibilitar brincadeiras criativas.
Observando as atividades dos pequenos com jogos e brinquedos, ele foi um dos primeiros pedagogos a falar em autoeducação, pensando assim, sobre a prática escolar, levando essa prática ao princípio de que a educação deveria trabalhar conceitos de unidade e harmonia, pelos quais as crianças alcançariam a própria identidade e sua ligação com o eterno, não se limitando à esfera individual, mas sim como um meio de
tornar