PROJETO METODOLOGIA CIENTIFICA
1. TEMA
Empreendedorismo e gestão inovadora.
2. PROBLEMA
Quais são as razões que levam as empresas a se recusarem a inovar, adotar novos procedimentos? 3. HIPÓTESE
Barreiras tecnológicas e econômicas fazem com que algumas empresas não alcancem a inovação, mais é notório que a rotina e a cultura da própria empresa também afeta muito:
Impedimentos culturais: resistência a mudanças e preconceitos
Impedimentos emocionais: o medo de errar, a desmotivação, a facilidade em criticar as idéias dos outros
Impedimentos intelectuais: falta de conhecimento e a falta de transparência na comunicação
O Manual de Oslo¹, em sua terceira edição, define quatro tipos de inovação, a depender da sua área de aplicação (OECD, 2005, p.16-17; 48-49):
1 Inovações em produto - Introdução de um benefício ou serviço novo ou significativamente melhorado nas suas especificações técnicas, componentes e materiais, software, interface com usuários e outras características funcionais.
Exemplo: introdução de sistemas de navegação GPS em veículos automotivos; introdução de câmeras fotográficas em aparelhos celulares, etc.
1 Inovações em processo - Implementação de novos processos ou melhorias significativas nos processos de produção, venda e logística dos produtos e serviços.
Exemplo: introdução de softwares que permitam identificar as melhores rotas de entrega; introdução de códigos de barras para identificação do preço das mercadorias, etc.
1 Inovações organizacionais - mudanças em práticas de negócios, na organização do ambiente de trabalho, ou nas relações externas da empresa.
Exemplo: utilização, pela primeira vez, de sistemas de outsourcing (terceirização de funções) de atividades antes desempenhadas pelas empresas; adoção, pela primeira vez, da virtualização do trabalho mediante a descentralização dos funcionários em home-offices; etc.
1 Inovações em marketing - Mudanças na aparência do produto e sua embalagem, divulgação e distribuição.