PROJETO MARCLEIDE Pronto Mesmo
Com o tempo, contadores e administradores se convenceram de que a contabilidade vai além de cálculos, impostos e tributos. E, como as empresas estavam em constante mudança, viu-se que estas precisavam de um controle gerencial adequado para o crescimento do seu negócio. A necessidade cada vez mais crescente por informações úteis à administração, e que gerem resultados satisfatórios a empresa, fez com que o contador percebesse a importância de transformar números em relatórios gerenciais, tornando a contabilidade gerencial cada vez mais usual e de grande importância no cotidiano das empresas. O presente trabalho apresenta um estudo baseado na contabilidade gerencial como fator determinante para o crescimento das empresas. O profissional precisará planejar, controlar e tomar decisões importantes. A contabilidade gerencial irá fornecer informações necessárias para o planejamento, que especifica recursos para a empresa alcançar seu objetivo; para o controle, onde se assegura que haja eficiência na realização dos objetivos; e a tomada de decisão, usada para mudar operações e revisar planos.
Outro ponto importante é a gestão empresarial, que é um processo que pode ser visto como fator indispensável para a evolução da empresa e a gestão de fluxo de caixa, que faz com que o administrador planeje e controle as entradas e os gastos na empresa.
6
2 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
Quando se fala em contabilidade, ou empresa contábil, pensa-se logo em impostos, tributos, cálculos, etc. Mas a organização contábil não se resume só nisso. O profissional também terá que planejar informações, avaliar os subordinados e tomar decisões muito importantes. Conclui-se, então, que a contabilidade gerencial, quando aplicada de maneira correta em uma empresa, faz com que haja um controle adequado para que o negócio funcione bem e cresça. Evidenciando assim, sua importância para o empreendedor. Diante desses fatos, o estudo baseia-se a partir da seguinte questão-problema:
De que forma a