projeto leitura
PROJETO DE TRABALHO PARA SALA DE LEITURA
EMEF FREI ANTONIO DE SANTANA GALVÃO
APRESENTAÇÃO
O projeto “Travessia das Letras – 2014” visa à formação de leitores/cidadãos mais conscientes, com capacidade constante e crescente de mudanças e melhorias, no âmbito pessoal, educacional e social. Através do contato com diferentes autores, gêneros e assuntos, busca conduzir os alunos de uma cultura assolada por vulnerabilidades sociais ao mundo da literatura, que os leva a um real letramento, tornando-os capazes de ler/interpretar livros, textos e mundo.
O projeto é composto pelo subprojeto “Sou igual por ser diferente”, que aborda as questões de convívio escolar e social, combatendo ações de preconceito e discriminação com as diferenças existentes entre as pessoas.
OBJETIVO GERAL
Despertar no aluno o prazer da leitura, valorizando seu conhecimento prévio, e através de sua cultura, sua vivência e sua realidade de mundo levá-lo a descobrir o vasto e diversificado campo literário, que possibilitará a ele percorrer por diferentes gêneros, tornar-se letrado (e não meramente alfabetizado), constituindo-se leitor e ao mesmo tempo autor, capaz de criar suas próprias histórias, ampliar suas possibilidades de expressão de idéias, sentimentos e capacidades, desenvolvendo-se educacional e socialmente, enxergando em sua própria realidade a possibilidade de aprender, reaprender e crescer – a possibilidade real de mudança.
Despertar no aluno o senso crítico, relacionado às diferenças existentes entre as pessoas e a extrema relevância da democracia, igualdade e respeito, fundamentais para o convívio entre as pessoas e a formação de uma sociedade cidadã. CRONOGRAMA DE TRABALHO
Destinar duas aulas por mês para trabalhar com o projeto “Sou igual por ser diferente”, tendo como enfoque o preconceito e discriminação dentro e fora do ambiente escolar.
Destinar uma aula por mês para trabalhar com diferentes autores e gêneros textuais, abordando