PROJETO LAR FABIANO
PROJETO DE EDUCAÇÃO FISICA PARA O ANO 2011
INTRODUÇÃO:
Em qualquer espaço educativo, a educação física é um momento em que os alunos tem a oportunidade de movimentar o corpo, vivenciar experiências de aprendizagem em convívio social.
É um direito de toda criança ter essas oportunidades educativas que favorecem ao desenvolvimento de todas as suas habilidade a criatividade, à cooperação e à socialização.
Busca-se uma formação de integralidade do educando.
O trabalho da autora Ruth Rocha “Quando a escola é de vidro” nos convida a refletir que é preciso convidar todas as crianças a saírem de seus vidros imaginários, que muitas vezes são impostos pelos adultos, controlando seus corpos e mentes, exigindo deles uma postura de obediência, ameaçando, provocando medos.
É através da capacidade de movimentar-se que toda criança explora o mundo que esta ao seu redor e são as experiências vividas no período da infância que ajudarão as crianças a aprenderem sobre si mesmas e sobre o ambiente em que vivem.
Jogos e recreações permitem que os educandos sintam o prazer de estarem juntos, adquirindo melhores condições de resistência, força, flexibilidade, equilíbrio e condições de socialidade e respeito.
Porém, esses momentos precisam ser vividos com a construção de um acordo de convivência. Autoridade com liberdade não significa ausência de normas, regras, limites, pois o relacionamento para ser harmonioso, saudável e produtivo, precisa ser reconhecido por ambas as partes, respeitando-se as características individuais.
Educadores devem agir coletivamente para traçar possíveis caminhos que exerçam sua autoridade sem culpas, com segurança e bom senso, apontando os limites para que seus alunos se desenvolvam plenamente, pautados, pelo respeito e pela ética nas suas ações.
Assim, o espaço educativo torna-se um lugar de ajuda mutua, onde o desejo caminha, o conhecimento é compartilhado, um lugar onde as decisões expressão um anseio coletivo.