PROJETO INV
1 - A ATUAÇÃO DO PSICOLOGO NA EDUCAÇÃO
1.1 – A VISÃO DOS PROFESSORES E ALUNOS DE NIVEL SUPERIOR ,SOBRE A
PSICOTERAPIA,
OFERTADA
COMO
SERVIÇO
NOS
CAMPOS
UNIVERSITARIOS.
RESUMO
Neste trabalho, é evidenciado a necessidade de se problematizar, a oferta de serviço de atendimento psicológicos a professores e alunos de nível superior. Ele discorre sobre as dificuldades e enfrentamentos, que a prática vivencia para o sua concretização. Também destacamos que foi composto com base em referencias bibliográficas e está dividido em tópicos. Seu objetivo maior é promover reflexão a cerca da necessidade do serviço a este publico especifico.
2 – INTRODUÇÃO
Discorremos que o surgimento da psicologia é intrínseco a filosofia. A sua formação contou com a colaboração de inúmeros pensadores e filósofos, que foram importantes para a historia da humanidade, citamos: Sócrates, Aristóteles, Platão, Descartes, Wundt, Freud entre outros. Entretanto foi em 1879 que ela surgiu como ciência, através de Wilhelm Wundt, considerado o pai da psicologia.
Neste sentido encontramos na formação da psicologia, além da possibilidade de se conhecer o psique humano na sua totalidade maior, um universo vasto de condições de aplicabilidade de seu contexto. Na sequencia descrevemos algumas como, a Psicologia sócio histórica, a psicologia comportamental, a humanista, a social, a organizacional e a escolar.
Enfim varias são as teorias e vertentes da psicologia.
Assim contextualizamos este trabalho, com base na psicologia escolar. Para tal utilizamos como norteador o artigo de Zavascki (2009), que traz uma reflexão acerca da atuação do psicólogo junto aos professores e alunos de nível superior.
Salientamos frisar que no decorrer do trabalho, enfrentamos a dificuldade de se encontrar referencias que falassem de intervenção psicológica junto ao colegiado de nível superior. Em contrapartida encontramos uma grande quantidade de estudos relacionados à intervenção psicológica junto a acadêmicos de nível