Projeto intervenção
A presente proposta visa à implantação de um núcleo de convivência para idosos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada - BPC da Loas no distrito de Jardim Novo. O Projeto integra-se ao conjunto de ações do Plano de Inserção e Acompanhamento destes beneficiários. Isso porque o envelhecimento é um processo natural que caracteriza uma etapa da vida do homem e dá-se por mudanças físicas, psicológicas e sociais que acometem de forma particular cada indivíduo com sobrevida prolongada e necessita ser saudável. Contudo, apesar do Brasil ser um país que envelhece a passos largos, dados tem retratado uma realidade preocupante na vida dos idosos que é o envelhecimento sem qualidade e a carência no aspecto político e social que dêem suporte para um envelhecimento saudável.
Sendo assim, o projeto visa contribuir de forma significativa para a melhoria das condições de envelhecimento da população idosa e vulnerável do distrito de Jardim Novo, por assegurar um espaço de encontro para os idosos “conviverem”, participarem de experimentações artísticas, culturais, esportivas, de lazer e de valorização das experiências vivida de modo que proporcione a convivência familiar e comunitária como também a inserção social dos mesmos e o exercício da cidadania.
Em curto prazo ofertaremos serviços de acompanhamento e de assistência a saúde, educação, ao social e atividades de lazer aos idosos por meio do Núcleo de Convivência “Viver Bem a Idade Que Se Tem”. Pois a qualidade de vida e o envelhecimento saudável requerem uma compreensão mais abrangente e adequada de um conjunto de fatores que compõem o dia a dia do idoso.
Em médio prazo os vínculos familiares e o convívio comunitário serão fortalecidos.
Os encontros no grupo acontecerão semanalmente, num período de quatro meses, onde trabalharemos as diversas necessidades e expressões dos idosos daquela comunidade. Utilizaremos de palestras, atividades físicas, lazer, oficinas e brincadeiras para atendê-los. Para