projeto intervenção
ANÁLISE INSTITUCIONAL
Trabalho Acadêmico da disciplina de Estágio em Serviço Social I
Professor(a)Regente: Michelle Clos
Aluno(a): Ruthe Ribeiro Xavier
Minas Gerais
Novembro de 2011
BREVE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO
A denominação Unidade de Acolhimento Institucional Casa Lar pela PREFEITURA MUNICIPAL de CRISÓLITA, percebeu como necessidade a implantação de um acolhimento institucional no nosso município com a característica de uma Casa Lar, como umas das medidas específicas de proteção estabelecida no capítulo II art.101 do Eca.
Visto que, as medidas específicas de proteção são preconizadas para as crianças e adolescentes cujos direitos reconhecidos pela lei forem ameaçados ou violados: “I por ação ou omissão da sociedade ou do estado; II – falta, omissão ou abuso dos pais ou responsáveis; III – em razão de sua conduta” (art.98 do Eca ). O modelo de atendimento em rede, bem como estratégias que precisamos adotar para implantar a Casa Lar, nos faz entender que é imprescindível somar parcerias, unir esforços para nos fortalecer em ações conjuntas com uma visão integradora, com objetivo único de respeitar a condição peculiar da pessoa em desenvolvimento, que caracteriza a infância e a adolescência.
O contexto político social – O Município de Crisólita, localizado na região Nordeste do Estado de Minas gerais, na micro-região Vale do mucuri-área de transição do Semi-árido, com uma população de aproximadamente 5.853 habitantes, sendo que maiorias das famílias são vítimas da pobreza, que convive com um grande índice de desemprego e poucas possibilidades de promoção e geração de renda. Os seus indicadores sociais estão abaixo da média, merecendo destaque ás seguintes áreas: Educação, emprego e renda, saúde e saneamento básico.
Tudo isto, colabora para elevar o