PROJETO INTERVENÇAO
“Conhecer para Transformar” Uma análise sobre condições que deram origem ao recebimento do Benefício de Prestação Continuada – BPC.
APRESENTAÇÃO O Centro de Referência da Assistência Social-CRAS é a Unidade Pública Municipal da Assistência Social, localizada em área com maiores índices de vulnerabilidade e risco social. É o ponto de descentralização da Assistência Social, em que a prevenção de situações de risco e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários são os objetivos da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social- SUAS. No Centro, há ainda atendimento dos Programas englobados pelo Plano Brasil Sem Miséria/ Equipe Volante, vinculada ao CRAS São Pedro, bem como a prestação de Serviços Socioassistenciais, como Inclusão no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal e atendimento, acompanhamento das famílias, entre outros.
Este projeto focaliza-se ao Idoso. Haja visto que percebe-se numericamente os idosos têm aumentado significativamente nos últimos anos, com isso surgem novas mobilizações para essa etapa do ciclo da vida, considerada o idoso.
A análise pretendida neste trabalho, exige-se o proposito de direcionar olhar, realizar um trabalho de divulgação, orientação do Benefício de Prestação Continuada – BPC, , não deve ser o senso comum, bem como, quanto ao descumprimento com o recurso financeiro do beneficiário do BPC; A fim de adquirir uma experiência com um grupo de quinze idosos, a fim de contribuir com a ações socioeducativas através de visitas domiciliares, palestras, oficinas e dinâmicas de grupos, com a família da pessoa Idosa, Usuários / Beneficiários de Transferência de Renda Benefício de Prestação Continuada - BPC. - BPC. Assim, serão constituídos retratos da realidades, que permitam a definição de ações voltadas para a melhoria da qualidade dos Idosos, por parte Técnicos, Estagiárias, Membros Familiares, e Comunidade Geral.