Projeto interdisciplinar
Rua 13 de Maio, 216
Pindaí-Bahia
PROJETO INTERDISCIPLINAR
Tema: Relações humanas, sociais e ambientais para expressar saberes e talentos.
I - Justificativa:
As condições sócio econômicas nas quais vivem os jovens brasileiros favorecem a criminalidade. Abandono familiar, falta de trabalho, lares desestruturados, exposição à violência física e psíquica, falta de atendimentos básicos de saúde e moradia, educação de baixa qualidade, entre tantos outros, são fatores que dificultam a vida no Brasil constituindo, assim, um fator de risco, na visão de Velasquez (2007, p.1).
Este argumento não é utilizado pelo autor para justificar os comportamentos ilegais dos jovens brasileiros. Ele pretende, com isso, elucidar que a discussão sobre a violência deve considerar os fatores de risco e nesta listagem a evasão escolar insere imediatamente, merecendo atenção por parte dos educadores, pois, ao contrário, haverá um grande desperdício de tempo e energia na busca pela solução dos problemas escolares. O autor acredita que uma educação que se propaga num ambiente onde as relações são menos hierarquizadas, onde o aluno sinta confiança para externar seus anseios e preocupações, onde os pais tenham acesso, onde os conteúdos abordados são ultrapassados pelas vivências dos alunos, as chances de se criar laços afetivos são mais prováveis. Uma relação harmoniosa tem maiores possibilidades de resultar numa aprendizagem produtiva.
Veja que Freire reforça esse posicionamento:
Creio que a questão fundamental diante de que devemos estar educadoras e educadores, bastante lúcidos e cada vez mais competentes, é que nossas relações com os educandos são um dos caminhos de que dispomos para exercer nossa intervenção na realidade a curto e em longo prazo. Neste sentido e não só neste, mas em outros também, nossas relações com os educandos, exigindo nosso respeito a eles, demandam igualmente o nosso conhecimento das condições concretas de seu