Projeto interdisciplinar unopar
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Desenvolvimento Sustentavel em Lago do Junco - MA 4
3. CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8 INTRODUÇÃO
O trabalho se remete a uma experiência realizada no Município do Lago do Junco no Maranhão uma cidade de aproximadamente 10000 habitantes onde a principal fonte de renda da população é o extrativismo natural do coco da Palmeira de Babaçu.
Com o índice IDH sendo um dos menores do estado foi a partir de uma mobilização popular com o apoio do governo federal, municipal, o SEBRAE e a iniciativa publica que o município começou a uma luta para melhorar a qualidade de vida da região criando associações e fóruns de debate constatando o grande potencial da região para produção de medicamentos fitoterápicos.
Com a Criação de um horto medicinal e o apoio da Universidade Federal do Maranhão a população do Lago do Junco foi em busca de capacitação se tornando referencia no Encontro Nacional de Experiências Sociais Inovadoras, em Brasília.
DESENVOLVIMENTO
O uso de plantas medicinais acompanha a humanidade desde sua existência, em diversas comunidades Brasileiras esse conhecimento era passado de pai pra filho como na cidade de Lago do Junco no Maranhão. Fundada em 1961 na região dos cocais à 315 km de São Luis, com seus indicadores socioconomicoas bem abaixo as outras cidades da região, Lago do Junco possuía uma população de aproximadamente 9000 habitantes (IBGE-2000) sendo que cerca de 6000 pessoas moravam na zona rural. Com uma vegetação predominante composta pela Palmeira do Babaçi, chegou a ser ameaçada pela expansão agropecuária era a principal fonte de renda de boa parte da população. Da Palmeira do Babaçu era produzido desde telhados e cestos artesanais como