Projeto interdisciplinar gestão comercial
ÉTICA
Ética Profissional e
Responsabilidade Social
Marketing Social
Definição
É uma modalidade de ação que tem como objetivo atenuar ou eliminar os problemas sociais da comunidade relacionados à higiene, saúde pública, trabalho, educação, habitação transportes e nutrição. Ou seja, metodologias com impacto social comprovado que promovam a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida da população. Além dos benefícios diretos para a população atendida, o fortalecimento de tecnologias sociais também tem consequências positivas para os diversos grupos de stakeholders de um negócio. A expressão Marketing Social surgiu em 1971 nos EUS e foi usada pela primeira vez por Kotler e Zaltam. Kotler escreveu uma série de obras destinadas a ampliar a aceitação e abordagem societária do marketing nos negócios.
Não adianta saber o que se quer fazer apenas. Assim como durante a atuação em seus negócios, as empresas também precisam definir, com clareza, aonde querem chegar com suas ações sociais e quais transformações elas pretendem alcançar.
Marketing Social Num Conceito de Múltiplas Leituras
É o Marketing Social agindo na transformação e mudança social onde sua principal função é facilitar a adoção de conhecimentos, atitudes e práticas sócias, como, por exemplo, uso de preservativos, hábito da leitura, respeito à faixa de pedestres, o hábito de não fumar ou beber entre outros. Essas inovações, são orientadas por preceitos éticos e fundamentadas nos direitos humanos.
Elementos do Marketing Social
A) Marketing de Filantropia: Fundamenta-se na doação feita pela empresa a uma entidade que será beneficiada.
B) Marketing de Campanhas Sociais: Significa veicular mensagens de interesse público através de embalagens de produtos, organizar uma força de vendas para determinado percentual ou dia de vendas a ser destinado à entidades.
C) Marketing de patrocínio de projetos sociais: O patrocínio pode ser à