Projeto interdisciplinar de Literatura e Matemática para 2º ano
Diante dos problemas relacionados à Matemática escolar na atualidade, é função do educador buscar e desenvolver estratégias que proporcionem aos alunos uma aprendizagem efetiva dos conceitos relativos a essa disciplina, usando os mais diversos recursos. Com isso a passagem da Educação Infantil para o ensino da Matemática nos anos iniciais tem sido um grande desafio, pois com ela ocorre a ruptura nas atividades lúdicas, nas quais as aprendizagens eram prazerosas e aconteciam por meio das brincadeiras.
O que não conseguimos explicar é que as crianças possuem um contato com a Matemática deste a Educação Infantil, e quando chegam ao primeiro ano, começam a apresentar dificuldades no ensino e na aprendizagem. Os professores muitas vezes com seus métodos tradicionais costumam apresentar a seus alunos livros grossos, cheio de figuras coloridas e conteúdos os quais as crianças nunca viram. Através dessa ruptura a criança vai criando certo desinteresse e dificuldades principalmente com a Matemática. Pensando nessas dificuldades, uma das soluções é não tirar o lúdico das salas de aulas. Trabalhar a Literatura é uma boa forma de permanecer com ele, pois permite que as crianças vivenciem momentos prazerosos e que despertam seu interesse e sua curiosidade em aprender.
JUSTIFICATIVA
A Matemática é muitas vezes, ensinada de forma desarticulada com a realidade, utilizando uma linguagem que os alunos não estão acostumados, diferente da língua que eles têm contato desde pequenos, além de ser muito formal e abstrata dificultando ainda mais o seu aprendizado.
Dessa forma a Literatura Infantil nas aulas de matemática é um dos recursos para tornar essa disciplina mais interessante e motivadora, o que ajuda a diminuir as dificuldades de aprendizagem das crianças.
Essa integração representa uma mudança no ensino tradicional, porque os alunos não aprendem primeiro a Matemática para depois aplicarem na História, ao contrário, com