Projeto de matemática
TÍTULO: Resolvendo os problemas com Peter Pan.
JUSTIFICATIVA: Para muitos fazer matemática é resolver problemas. Porém, nota-se que a maioria dos alunos tem dificuldade para resolver problemas e um dos principais motivos é que os problemas que lhes são apresentados não fazem sentido para eles. Cecília Parra, 1996, diz a respeito disso que “um dos objetivos essenciais (e ao mesmo tempo uma das dificuldades principais) do ensino da matemática, é precisamente que o que se ensine esteja carregado de significado, tenha sentido para o aluno.” Para tanto, a utilização de literatura infantil vinculada ao ensino da matemática, mais especificamente a resolução de problemas, pode conduzir às crianças ao aprendizado.
Segundo Villa e Callejo (2006, P.10): “um problema não é simplesmente uma tarefa matemática, mas uma ferramenta para pensar matematicamente, um meio para criar um ambiente de aprendizagem que forme sujeitos autônomos, críticos e propositivos, capazes de se perguntar pelos fatos, pelas interpretações e explicações, de ter seu próprio critério estando, ao mesmo tempo aberto aos de outras pessoas”.
Usar literatura infantil como recurso para trabalhar com problemas matemáticos é eficiente e apropriado, isto porque, tal literatura é objeto de interesse dos alunos e o seu estudo relacionado com a matemática tornará essa disciplina mais interessante e motivadora além de colaborar para o rompimento de resistência ao aprendizado da matemática evidenciada em muitos alunos.
Segundo Cândido et al (1999, p.13), conectar “literatura e matemática pode criar situações na sala de aula que encorajem os alunos a compreenderem e se familiarizarem mais com a linguagem matemática, estabelecendo ligações cognitivas entre a linguagem materna, conceitos da vida real e a linguagem matemática formal”.
Para Cecilia Parra, 1996, o conhecimento matemático ensinado deve fazer sentido para o aluno a ponto de ele “ser capaz não só de repetir ou refazer,