Projeto integrador
2.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Recursos humanos são as pessoas que ingressam, permanecem e participam da organização, qualquer que seja o seu nível hierárquico ou sua tarefa, (CHIAVENATO 2006). A área de recursos humanos abrange todos os aspectos relacionados as pessoas na organização.
Segundo Milkovich e Boudreau (2006, p. 19), a administração de recursos humanos é entendida como “uma série de decisões integradas que formam as relações de trabalho; sua qualidade influencia diretamente a capacidade da organização e de seus empregados em atingir seus objetivos”.
Atualmente a administração de recursos humanos, está interligada com todos os setores da organização, colaborando para o desenvolvimento e alcance dos objetivos organizacionais. Sendo assim a administração de RH, tem a função de gerenciar visando a cooperação de todos os colaboradores para o alcance dos objetivos tanto empresariais, quanto individuais (GIL, 2001).
A área de RH é um grande sistema responsável por várias funções. As empresas precisam estruturar o RH para ter condições de atuar de forma diferenciada, num mercado tão competitivo.
Dentre as principais funções da área de RH, destaca-se o recrutamento, seleção e treinamento de colaboradores.
2.1.1 Recrutamento
Segundo Chiavenato (2008), pessoas e organizações não nasceram juntas, as organizações escolhem as pessoas que desejam ter como colaboradores e as pessoas escolhem as organizações, onde desejam aplicar seus conhecimentos e habilidades. No entanto para que essa relação aconteça é necessário que as organizações divulguem as oportunidades de trabalho que dispõem, para que as pessoas que estão habilitadas ocupem essas vagas. Essa relação de oferta de trabalho e a busca de pessoas habilitadas para preencher essas vagas é o processo de recrutamento de pessoas.
O recrutamento pode ser interno ou externo. O recrutamento interno ocorre quando a organização busca pessoas dentro da própria organização