Projeto integrador
Este projeto integrador fundamentou-se principalmente nas teorias contidas nos três volumes de a ‘Tecnologia Mecânica‘ de Chiaverini, onde pode-se basear-se em métodos de coleta de informações e material para embasamento teórico das conclusões.
Na primeira parte da revisão bibliografia, objetivou-se demonstrar de onde surge o aço, como começou seu beneficiamento e um pouco do que vem a ser siderurgia.
No segundo capítulo, aprofundou-se um pouco mais no assunto, exprimindo de forma clara e concisa do que são compostos os aços, que elementos o formam, como se forma, que parâmetros utiliza para obter tantas características em comum que tanto valorizam a sua utilização.
No capítulo seguinte, enfatizaram-se os processos pelo qual obtemos uma vasta variedade de aços e ligas, métodos esses que proporcionam características e geometrias distintas, cada uma com uma aplicação prática.
A quarta parte do projeto cita os métodos pelo qual ensaiamos os materiais, em específico os aços, procedimentos estes, que determinam características do material quanto à ductilidade, dureza, resistência, entre outras, em relação a outros materiais.
No quinto capítulo deste projeto integrador, fez-se uma avaliação dos resultados obtidos com os ensaios para então caracterizar o material, e por fim concluir citando a aplicação para o qual este material destina-se.
2 SIDERURGIA
Estima-se que o ferro tenha surgido quando algumas pedras de minério de ferro que eram usadas para cercar as fogueiras se transformaram em metal. No Início, o metal era usado para fabricação de adornos, armas e ferramentas. Possivelmente o primeiro povo a usar o ferro na fabricação de armas foi uma tribo da região onde hoje é a Armênia. Os egípcios nomeavam o aço de Metal do Céu e até hoje é questionada essa nomeação.
Nos seus 3.000 anos de existência, o processo siderúrgico de transformação do minério de ferro em produtos de aço, evoluiu junto com a civilização, mas sua essência ainda é a