projeto integrador
Claro é uma marca que nasceu no Brasil em 2003 da união de seis operadoras regionais: Americel (que iniciou sua rede TDMA em 1997 no Centro-Oeste e parte da região Norte) e outras cinco companhias que iniciaram suas operações em 1998, também com a tecnologia TDMA – ATL (RJ e ES), BCP Nordeste, BCP SP, Claro Digital (RS) e Tess (interior e litoral do Estado de SP). Em setembro de 2003 foi anunciada a consolidação de todas essas operadoras sob uma única identidade, a marca Claro, escolhida por transmitir os atributos desejados pela nova empresa: transparência, inovação e proximidade. A Claro é controlada pela América Móvil, o maior grupo de telefonia móvel das Américas que, a partir de 2006, passou a adotar a marca Claro em outras operações em 17 países da América Latina (Argentina, Chile, ElSalvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai, Equador, Costa Rica).
A Claro é uma das principais empresas de telefonia móvel do Brasil e atua nacionalmente em todos os Estados e no Distrito Federal. A operadora está presente em mais de 2.700 cidades e atende a mais de 35 milhões de clientes com infra-estrutura e cobertura digital com a tecnologia GSM.
No dia 25 de setembro, a Claro completou sua presença em todos os estados brasileiros ao adquirir licenças no leilão do Serviço Móvel Pessoal (SMP), promovido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para operar nos Estados do Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão e Roraima e também nas cidades paranaenses de Londrina e Tamarana.
Claro foi a operadora brasileira que registrou o maior crescimento em 2013, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pela Anatel. Tendo iniciado o ano passado com 9,292 milhões de clientes, a empresa angariou 3,466 milhões de novos consumidores na sua base ao longo dos últimos 12 meses.Apesar disso, a maior participação de mercado continua sendo da Vivo, que conta com 28,49% das linhas do país. A TIM está na