Projeto Integrador
Finanças é a arte de administrar fundos (Gitman, 1997, p.4).
No início do século XX, a administração financeira começou a ser compreendida como um campo de estudo, uma vez que articulou e construiu um sistema racional de conhecimentos, relações e pesquisas objetivas sobre fenômenos sociais, vinculados entre si por unidade de natureza, causa e fim.
Nesta época, ocorreram diversas fusões de empresas, o que proporcionou o crescimento da administração financeira como um estatuto a ser seguido por toda empresa que almejasse o sucesso. Tal visão é respeitada até os dias de hoje. (VAN HORNE, 1974).
De acordo com Braga (1989), a função da administração financeira abrange atividades relacionadas à gestão dos fundos movimentados por todas as áreas da empresa. Desta maneira ela é responsável por melhorar os resultados apresentados pela empresa e aumentar o valor do patrimônio por meio da geração de lucro líquido proveniente das atividades operacionais.
A administração financeira de uma empresa consiste em categorizar as áreas que exigem tomadas de decisões pelos empresários, visando para a empresa à estrutura ideal no que se refere o planejamento, a execução e o controle. (...) A função financeira compreende um conjunto de atividades relacionadas com a gestão dos fundos movimentados por todas as áreas da empresa. (SOUZA, 2012, p.03).
FUNÇÕES DO DEPARTAMENTO FINANCEIRO
A função da área financeira do projeto de empresa Tardicon, será administrar, de modo centralizado, todos os seus recursos financeiros.
Para Gitman (op. cit., p. 16), o objetivo da administração financeira está ligado ao objetivo da empresa: maximização de seu lucro e de seus acionistas. E o departamento financeiro do projeto Tardicon não agirá diferente, iremos criar mecanismos de análise e controle, para orientar e influir nas tomadas de decisão que resultem em maior retorno financeiro para a empresa.
...lucro é a melhor medida do sucesso da