Projeto integrador
1.1 Conceito da Qualidade de acordo com Juran
Joseph Moses Juran foi pioneiro na aplicação dos conceitos de qualidade a gestão empresarial, especialmente porque não considerava proveitoso separar planejamento de execução.
Para Juran, existem duas formas de se definir a qualidade, A primeira delas é utilizada para designar um produto que possui as características procuradas pelo consumidor e, portanto, é capaz de satisfazê-los. De acordo com esta perspectiva, a alta qualidade implica altos custos. No entanto, qualidade também pode caracterizar a existência mínima ou ausência de falhas e deficiências e, portanto, menores custos.
1.2 Conceito da Qualidade de acordo com Crosby
Philip Crosby tem seu nome associado às idéias de defeito zero, foi ele quem criou o conceito de zero defeito em 1961.
Para crosby, qualidade é a conformidade com as especificações , na qual é medida pelo custo da não conformidade, acordo com ele qualidade significa conformidade com os requisitos. A qualidade deve ser definida em termos quantitativos para ajudar a organização a agir com base em metas tangíveis, sendo a política de qualidade como o estado de espírito dos funcionários de uma organização sobre a forma como devem fazer o trabalho. Se não existir uma política formal estabelecida pela gestão da qualidade, cada um estabelece a sua.
A abordagem de Crosby baseia-se na prevenção. A idéia de que os erros são inevitáveis é falsa. Compete aos gestores através das suas atitude e práticas, nomeadamente através do reconhecimento, desenvolver o compromisso com a prevenção e eleger como objetivo principal "zero defeitos".
1.3 Conceito da Qualidade de acordo com William Edwards Deming
Deming é reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos, porém mais conhecido pelo seu trabalho no Japão. Ele ensinou altos executivos como melhorar projeto, qualidade de produto e teste e vendas.
Ele é considerado o estrangeiro que gerou o