Projeto Integrador
Resumo
Este trabalho tratará do tema poluição dos solos, enfocando os componentes curriculares de Bioestatística, Bioquímica, Didática, Metodologia do Ensino de Ciências e Zoologia dos Invertebrados. Bem como as principais causas de contaminação do solo e o índice de poluição da região paranaense, tratando- se também da importância da prevenção para diminuir a poluição e a importância dos decompositores biológicos para o equilíbrio do ecossistema.
Palavras- chave: contaminação, prevenção e camadas do solo.
Introdução
O solo é a camada superficial da crosta terrestre, a ligação entre a atmosfera, hidrosfera e geosfera. É um recurso importante, com propriedades biológicas, químicas e físicas distintas, composto por partículas minerais de diferentes medidas, água, ar e seres vivos. A ação no mecanismo da formação dos solos constitui- se em processos de fragmentação de natureza físico-química, transporte e sedimentação (FRAGA).
A contaminação do solo consiste na acumulação de substâncias poluentes, como no estado sólido, líquido e gasoso. A contaminação ocorrerá quando esses compostos forem adicionados ao solo, com isso ocasionará efeitos negativos, causando modificações nas características naturais (SANTOS, 2004). A propagação dos poluentes nas grandes cidades, basicamente vem pela grande quantidade de acúmulo de lixo em áreas impróprias. Esses resíduos depositados sobre o solo sofrem um grande processo da indústria de extração de matérias solúveis de um produto por meio de solventes adequados, outros produtos perigosos e metais pesados são levados para solo. Nas áreas rurais, a contaminação do solo dá-se pelo uso de defensivos indevidos, como o agrotóxico, por incorreta adubação e restos de resíduos orgânicos, como os de procedência animal que podem ser causadores de poluentes. Os resíduos industriais contaminam o solo devido ao armazenamento ilegal de restos de resíduos industriais, que são: os