Projeto Integrador
Características do Projeto
p. 04
Objetivo do Projeto
p. 04
Referencial Teórico
p. 04
Principais Conceitos Aplicáveis
p. 06
Produto resultante do Projeto Integrador
p. 07
Relação de Materiais
p. 07
Cálculos do Veículo
p. 08
Descrição dos Desenhos
p. 11
Memorial Descritivo
p. 11
Características do carro com energia autônoma
p. 12
Processo de Criação
p. 12
Elaboração do Projeto
p. 13
Referência Bibliográfica
p. 14
Anexos
p. 15
3
“A imaginação é mais importante que o conhecimento”
Albert Einstein
Características do projeto
O protótipo deverá ter uma massa máxima de 500g e poderá ser confeccionado por qualquer tipo de material. Assim, nosso projeto elaborou um carrinho de 470 g.
O mecanismo de propulsão de energia potencial elástica, tendo nosso grupo escolhido através do princípio da mola da ratoeira, sendo utilizada uma mola de porta do forno de fogão, pois tem uma força maior do que a mola de ratoeira.
Após o inicio do movimento o veículo não sofreu interferência humana (dispositivo autônomo). Este mecanismo é solidário ao veículo, tendo nosso grupo optado por colocá-lo preso ao chassi do veículo, com transmissão de energia através de uma linha de nylon ligada ao eixo frontal da roda do veículo. Onde a linha de transmissão será totalmente enrolada no eixo frontal para quando houver uma força contrária da mola o desenrolar deste cabo transmita uma energia para as rodas fazendo com que as mesmas girem em um movimento retilíneo uniforme orientado positivamente.
Após o término da operação de desenrolar o cabo, o veículo continuará sua trajetória através da inércia adquirida durante o percurso.
Durante todo o deslocamento o veículo deverá estar apoiado no solo em pelo menos três pontos. Para tal, previmos e testamos que estaremos utilizando suporte de CD’s como rodas localizadas na parte frontal do veículo (2 rodas) e na parte traseira (1 roda).
Objetivo