projeto integrador
Serviço Social
PROJETO INTEGRADOR
FILME DAENS: “UM GRITO DE JUSTIÇA”
São Paulo
Junho/2013
Universidade Nove de Julho
Serviço Social
PROJETO INTEGRADOR
FILME DAENS: “UM GRITO DE JUSTIÇA”
Projeto apresentado como requisito parcial de aprovação nas disciplinas de Filosofia, História do Brasil, Introdução e Fundamentos do Serviço Social, Leitura e ProduçãoTextual I, Questão Social e Sociologia.
São Paulo
Junho/2013
Apresentação do Filme
Este projeto tem como objetivo analisar os fatos mostrados no filme Daens – Um grito de Justiça lançado em 1992 e dirigido por Stijn Coninx, fatos estes interligados as disciplinas de Filosofia, História do Brasil, Introdução e Fundamentos do Serviço Social, Leitura e Produção Textual I, Questão Social e Sociologia e que marcam as relações de trabalho, a conduta e a busca pela igualdade dentro de um mundo as margens do capitalismo.
O contexto enfrentado por camponeses, na luta contra a miséria e a exploração de sua força de trabalho diante a expansão da Revolução Industrial.
O filme se passa na cidade de Aalst na Bélgica por volta do século XIX. Cidade essa que sofria com a escassez de comida vivendo as margens da pobreza e do frio incessante, seus moradores falavam 02 idiomas, dificultando assim a comunicação e a força de expressão dos trabalhadores. Trabalhadores esses que eram visto apenas como força de trabalho, não distinguindo homens, mulheres e crianças.
Os trabalhadores viviam em regime de exploração, sendo todos submetidos a condições de extrema precariedade, cumprindo aproximadamente até 16 horas em ambientes sem a mínima condição de sobrevivência em troca de salários baixos, onde muitas vezes crianças entre outros tinham suas vidas encerradas nas máquinas e em meio a situações totalmente desumanas e mulheres sofriam com assédios por parte de seus patrões. Os operários trabalhavam desamparados sem qualquer garantia de direitos.