o que é sociologia
Centro de Artes Humanidade e Letras-CHAL
Disciplina:
Docente: Bruno Discente: Caliane Patrícia Silva dos Santos
MARTINS. Carlos Benedito.O surgimento in: ______ O que é Sociologia. 4.ed. São Paulo, Brasiliense.Cap.1,p.10- 49.
Resumo:
Carlos Martins pretende com o primeiro e o segundo capítulo de seu livro mostrar como ocorreu o surgimento da sociologia e como ela foi se desenvolvendo como uma disciplina distinta da economia e da filosofia. A principal tese defendida por Martins nesses capítulos e que a sociologia surge de dois fatores a exploração e a mudança de pensamento. A sociologia já nasceu com caráter de interferir no rumo da civilização, tanto para reafirmar a ordem social vigente, como para tentar transformá-la e foi se formando através da corrente que foram surgindo na época. . O autor defende que a sociologia deve se preocupar com os fatos sociais que correspondem ao conjunto de combinações sociais que são impostos a todos os indivíduos assim que nascem, tais como forma de se comportar, se vestir, costumes por exemplo. Ao afirmar isso, Durkheim ignorou a criatividade humana e apresentou o indivíduo como ser invariavelmente passivo incapaz de produzir alguma mudança.
CITAÇÃO
PAG.
“Podemos entender a sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno.” “ O surgimento [“...] coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.”
10
“O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia.”
“ A dupla revolução que este século testemunha - a industrial e a francesa – constituía os dois lados de um mesmo processo, qual seja, a instalação definitiva da sociedade capitalista.”
11
“Cada avanço com relação à consolidação da sociedade capitalista