Projeto Integrador
O texto a seguir foi elaborado na disciplina introdução à engenharia, que pertence ao quadro de matérias do primeiro semestre de graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Nove de Julho - UNINOVE.
A disciplina acima mencionada visando orientar a execução e o apontamento de trabalhos acadêmicos e projetos técnicos tem por objetivo estimular o desenvolvimento com víeis educacionais através de um projeto integrador. Para isto, são disponibilizadas algumas diretrizes descritas em UNINOVE (2013). O texto norteia as regras para o desenvolvimento de um trabalho, que constituiu relacionar à teoria a prática, envolvendo juntamente conhecimentos e competências.
Destacando que o processo de realização do projeto tem conexão direta com o profissional ligado ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), que tem por finalidade desenvolver várias habilidades, dentre as quais se destacam a criação, execução e gerenciamento do projeto, devendo seguir o que determina a Resolução nº 218 de 29 de julho de 1973, criada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), para se obter uma melhor qualidade do projeto em si, e adquirindo uma responsabilidade essencial ao bom desempenho da profissão.
Antes de aprofundar no detalhamento do presente trabalho, precedesse uma breve menção de aspectos importantes na história da engenharia.
A palavra ‘engenharia’ deriva da raiz latina ingeniere, que significa desenhar ou projetar, e da qual deriva também a palavra ‘engenhoso’. A concepção de engenharia vem desde tempos remotos, pois, pela necessidade, o ser humano passou a desenvolver invenções essenciais para melhorar a sua vida, como a roda, a alavanca e a polia, essas criações exploram fundamentos básicos da mecânica para aprimorar ferramentas e objetos úteis.
Conforme Bazzo e Pereira (2008) a engenharia moderna teve origem na França onde surgiu a primeira escola de engenharia do mundo, estamos nos referindo a École Nationale des Ponts et Chaussées