Projeto Integrador 1 Parte Resumo
Machado ressalta que para ser e se permanecer professor é preciso sonhar, acreditar, ter ilusões pelos alunos. Precisa acreditar que o seu trabalho dará frutos e que a educação faz a diferença na vida dos indivíduos. Porém, para tal resultado, é necessário planejamento, que envolve valores, são eles: cidadania, profissionalismo, tolerância, integridade, equilíbrio e personalidade. O autor acredita que o ensino vai além de preparar os alunos para os exames, mas sim para seus projetos de vida.
Sobre os valores necessários para o planejamento da educação, o autor justifica da seguinte forma: a cidadania interfere na formação pessoal e social do indivíduo, promovendo a ele a responsabilidade e solidariedade; o profissionalismo sugere o indivíduo pensar no bem comum; por tolerância entende-se compreender o outro como ele é e se colocar no lugar dele; a integridade diz respeito à ética, a concordância entre o discurso e a prática; o equilíbrio está em manter nos projetos o que se deseja conservar e ter a ousadia para também se transformar e a personalidade aborda o caráter pessoal da educação, em promover a convivência entre as pessoas, entre o educador e o educando.
Para Nilson, devemos manter em nossa memória aquilo que valorizamos, a isto dá-se o nome de “cultivar valores”, pois desta forma, ligamos nossa cultura ao passado, nosso presente e futuro. O autor fala também sobre competência. Para ele, ser competente não basta transmitir os conhecimentos, mas sim levar em consideração a diversidade de projetos, tecer o conhecimento, verificando que sua natureza é heterogênea, caracterizando