projeto integrado
Definição
Alimento diet é aquele produzido industrialmente e que apresenta ausência ou quantidades bem reduzidas de determinados nutrientes (carboidratos, açúcar, sal, lactose, gordura). Nem sempre os alimentos diet apresentam baixas calorias. São criados para indivíduos que devem seguir uma dieta baseada na restrição ou redução de um determinado nutriente. Exemplo: uma pessoa com problema de taxas altas de triglicérides, deve consumir alimentos com pouca quantidade de carboidratos.
Alimento light é aquele produzido com redução de, no mínimo, 25% do valor calórico em comparação ao produto tradicional . São também considerados Light àqueles que reduzem, no mínimo, 25% de determinados nutrientes (gordura saturada, gordura total, açúcar, colesterol, sódio). Exemplo: uma pessoa obesa, que precisa perder peso, deve optar por produtos light com baixos teores de gorduras e açúcares.
Importante: antes de comprar e consumir um produto, é importante verificar a tabela nutricional (obrigatória nas embalagens). Escolha de acordo com suas necessidades e restrições alimentares. No caso de dúvida, consulte um médico ou nutricionista.
ZERO: são como os DIET. Geralmente não têm um nutriente específico na sua fórmula. Podem ser ZERO AÇÚCAR, ZERO GORDURA ou ZERO LACTOSE. São específicos para dietas especiais. Quem tem intolerância à lactose, por exemplo, pode tranquilamente consumir um chocolate “zero lactose”. Importante: ser “zero” não significa ter menos calorias. Produtos ZERO, portanto, podem não servir para quem quer perder peso. Fique atento ao rótulo!
________
Alumínio
O alumínio é o terceiro elemento mais abundante da crosta terrestre, sendo precedido apenas pelo silício As concentrações de alumínio nos alimentos é tipicamente baixa, usualmente inferior a 5 mg/kg, e sua ingestão diária varia de 3 a 36 mg, onde o valor mais alto foi constatado nos primeiros estudos feitos sobre o assunto. Apesar disto, a indústria de alimentos,