Projeto Integrado
1. INTRODUÇÃO
O método Pilates foi criado no início do século passado pelo alemão
Joseph Hubertus Pilates (1881-1967). Chegou ao Brasil somente em meados dos anos 90, e aos poucos, foi criando adeptos e conseguindo espaço no meio de tantas opções de atividades físicas e de reabilitação do país. Com a difusão do método no país, muitos Estúdios foram criados, e com isso a competitividade vem crescendo cada vez mais. O que era diferente se tornou comum, e como todos os setores do mercado esses Estúdios vem buscando se diferenciar um do outro, alguns abaixando o preço, outros adicionando serviços na aquisição do plano de Pilates, enfim, todas as formas possíveis para captação de alunos.
Para a empresa de Pilates “Império Pilates”, o diferencial encontrado foi o desenvolvimento de materiais diferenciados para acompanhar os resultados dos treinos de Pilates em seus alunos, como: fotos antes e depois, avaliação postural, relatório de treino, etc. Este material de acompanhamento de aluno, juntamente com o marketing que a empresa possui, fez com que a empresa abrisse a área de assessoria na abertura de Estúdios através do licenciamento da marca, porém ela tem tido dificuldade, pois assim como muitos Estúdios de Pilates, ela não atua com inovações tecnológicas e não conta com um sistema integrado de informações.
Neste contexto, a utilização da Tecnologia da Informação (TI) assume importância vital, apresentando-se como um instrumento capaz de propiciar a competitividade necessária à sobrevivência/crescimento das empresas. A administração dos recursos – materiais, humanos e financeiros – pode ser realizada com mais rapidez e precisão com a utilização da TI (DIAS, 1998).
As pessoas e as empresas como era de se esperar reagem de maneira muito diferente diante dessa “nova realidade”: algumas ficam fascinadas, outras perplexas, há ainda as que aceitam as novas tecnologias sem maiores questionamentos e outras que relutam em aceitá-las.
A