Projeto Integrado TurnOver
A escolha deste tema nasce da necessidade de entender o porquê do índice de Turnover ser tão alto dentro das organizações, através do entendimento das causas que levam os funcionários a esta decisão.
Entende-se o Turnover, segundo Lacombe (2011, pág. 313), como a rotatividade de pessoal, que é calculada por meio do quociente resultante da divisão da soma do número de empregados admitidos e dos que saíram em determinado período pelo número de empregados existentes no final do período. Entender os motivos pelos quais levam os indivíduos a sair de uma determinada empresa, será o foco desta discursão.
Absenteísmo, segundo Cardoso apud (2005, p 9), é o índice utilizado para medir as ausências em momentos em que o trabalhador deveria estar no seu local de trabalho e não está trabalhando ou pelo que foi planejado pela empresa.
Antes de acontecer o que chamamos de Turnover, o absenteísmo normalmente acontece antecipadamente, pois em muitos casos funcionários antes de sair da empresa o trabalhador desmotivado, tendo a visão de que seu trabalho não é reconhecido ou não é valorizado pelo trabalho que efetivamente faz.
A satisfação no trabalho esta diretamente ligada ao absenteísmo, que envolve um bom clima organizacional, plano de carreira eficaz, politica de cargos e salários entre outros. Em muitos casos os funcionários não permanecem na empresa ou agem com desinteresse, por não se verem parte dela e já que não encontram o que os fazem permanecer nela.
Temos muitas dificuldades para calcular o real motivo para medir quantitativamente o absenteísmo, em consequência o que se deve levar em consideração os custos por todas as ausências de acordo com Penatti, et al Nogueira e Azevedo (2006, p. 1),.
Para Seibel et al Silva (2011 p. 8) , o turnover pode interferir diretamente e negativamente na vida dos colaboradores. As razões pelas quais os colaboradores saem das organizações são diversos e assumem grandes papeis após sua saída. Os questionamento é interno e