Projeto Integrado Saneamento PRONTO
Alan Rebelo Fagundes RA: 6542661
Carlos Eduardo Noboru Yatate RA: 6380201
Danilo Marques Pedreira RA: 6129776
José Anderson de Araujo Bezerra RA: 6425395
Rafael da Silva Melo RA: 6592360
Vitor Carvalho de Miranda RA: 6580652
Profª Márcia Yumi Sawamura - Orientador (a)
Bacharelado em Engenharia Com trole e Automação – 1º Semestre
Depto de Engenharia
Resumo
O abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais são o conjunto de serviços de infraestruturas e instalações operacionais que vão melhorar a vida da comunidade. É importante a preocupação dos governantes garantirem o bem estar e a saúde da população desde que também sejam tomadas medidas para educar a comunidade para a conservação ambiental.
A automação e a modernização dos sistemas de abastecimento de água e esgoto sanitário vieram para ajudar a saúde e controle de muitas doenças causadas por bactérias.
Introdução
Saneamento básico é uma das condições necessárias para a qualidade de vida de uma população, e sua ausência compromete a saúde e bem estar das pessoas, tal como contribui para a degradação do meio ambiente. O objetivo deste trabalho automação aplicada a sistemas de saneamento.
O conceito de automação em saneamento básico assemelha-se muito ao que acontece no setor elétrico. Da mesma forma que esse segmento pode ser dividido em geração, transmissão e distribuição de energia, o setor de saneamento possui a produção de água, transporte para os reservatórios e distribuição aos consumidores. Entretanto, a água usada precisa ser descartada, e aí entra todo o sistema de coleta de esgoto e tratamento de efluentes.
1. Desenvolvimento
1.1. Tratamento de esgoto
De acordo com Braga o esgoto é o termo usado para caracterizar os despejos provenientes dos diversos usos da água, como o doméstico, comercial, industrial, agrícola, em estabelecimentos públicos e outros.