Relatorio Casa de Pedra
Na visita a casa de pedra nós conhecemos muitas coisas históricas, vários artefatos antigos como, encilhas, maquinas de escrever, roupas, Tv, xícaras, ferramentas, símbolos religiosos, entre outros. La tem vários mapas antigos, tem plantas de igrejas, de casas, tem telhas antigas e registros de terrenos antigos. As moças que trabalham na casa de pedra fazem tudo com luva pois é tudo bem antigo e precisa de muito cuidado, elas nos contaram algumas historias de como as coisas foram parar no museu e de que maneira elas cuidam para manter o que esta la.
Algumas informações sobre a Casa de Pedra:
A casa de pedra foi construída com a ajuda do Lions Clube, Fundação Educacional Barriga Verde, Governo Municipal de Orleans e Governo Estadual. A construção se iniciou em 1986 e foi concluída em 2001.
Desde então ela vem abrigando; Centro de Documentação Histórica Plínio Benício, um auditório para palestras e reuniões, a reserva técnica do Museu Conde D’Eu, laboratório audio-visual, e laboratórios de conservação e restauração de objetos e papéis.
Este acervo começou a ser formado em 1967, através de um trabalho realizado pelo Seminário São José e coordenado pelo Padre João Leonir Dall Alba. No ano de 2002, o museu foi reaberto para visitação na Casa de Pedra, no Museu ao Ar Livre.
O museu da Imigração Conde D’Eu inaugurado em 30 de agosto de 1970, é formado de um acervo com um valor histórico grandioso. São muitas coleções que compõem o referido acervo: ferramentas de trabalho; utensílios domésticos; imagens e objetos sacros; objetos de adorno, de conforto e auxílio pessoal; mobília; objetos de adorno para interiores de residências; numismática; acervo arqueológico; indumentárias; uma coleção de minérios regionais; dentre outros