Projeto Instrumentação
Pressostato é um instrumento de medição de pressão utilizado como componente do sistema de proteção de equipamento ou processos industriais. Sua função básica é de proteger a integridade de equipamentos contra sobrepressão ou subpressão aplicada aos mesmos durante o seu funcionamento. É constituído em geral por um sensor, um mecanismo de ajuste de set-point e uma chave de duas posições (aberto ou fechado). Como mecanismo de ajuste de set-point utiliza-se na maioria das aplicações uma mola com faixa de ajuste selecionada conforme pressão de trabalho e ajuste, e em oposição à pressão aplicada. O mecanismo de mudança de estado mais utilizado é o micro interruptor, podendo ser utilizado também ampola de vidro com mercúrio fechando ou abrindo o contato que pode ser do tipo normal aberto ou normal fechado.
O pressostato estudado nesse projeto é do tipo diafragma, com diferencial ajustável (que permite ajuste de set point e alteração do intervalo entre o ponto de atuação e o desarme) e SPDT (Single Pole – Double Throw / um terminal comum, um normalmente aberto e um normalmente fechado).
¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬PRESSOSTATO TIPO DIAFRAGMA Capa Protetora: Protege todo o equipamento de qualquer fator que possa danificá-lo (como poeira e umidade, por exemplo), o que aumenta a vida útil do equipamento. Contatos: Servem para ligação dos manômetros que são interligados no campo. Os contatos acionam com o aumento da pressão. Sendo do tipo SPDT (Single Pole – Double Throw):
• Contato 1: Comum
• Contato 2: Normalmente aberto
• Contato 3: Normalmente fechado Diafragma: A pressão entra, passa pelo diafragma, que aciona a mola e, dependendo da pressão aplicada a ela, muda a escala. A expansão do diafragma aciona o contato. Escala: A escala na direita da foto estabelece o limite máximo que quer que o pressostato atue e o mínimo é estabelecido através do diferencial (esquerda da foto). Por exemplo, se você quer o mínimo 30, vai por