Projeto Iluminotécnico
DEPARTAMENDO DE CIÊNCIA EXATAS E TECNOLÓGICAS – DCET
CURSO: ENGENHARIA MECÂNICA
TURMA: CET842
PROJETO ILUMINOTÉCNICO
e-mail:
ILHÉUS – BAHIA
2014
1 INTRODUÇÃO
http://www.luxmaior.com.br
SM04.14-01.001 – Norma COELBA para padrão de entrada
Dentre todas as etapas que envolvem um projeto, a iluminação ocupa uma posição decisiva para estabelecer harmonia e equilíbrio entre o aspecto do ambiente e aquilo que será executado no local. Para resultados satisfatórios serem alcançados, é necessário que profissionais especializados realizem a decoração do ambiente atentando-se para os efeitos de iluminação, que podem tanto exaltar idéias simples, quanto minimizar o impacto de grandes produções.
Nesse contexto, o engenheiro eletricista é responsável por fazer todas as especificações de materiais, como lâmpadas, luminárias e reatores a serem utilizados, de forma a atender as necessidades do planejamento da decoração, seguindo as normas estabelecidas pela ABNT; oferecer distribuição de luz uniforme que evite o ofuscamento e tenha adequada reprodução de cores; garantir a eficiência e a viabilidade econômica das instalações; e satisfazer as expectativas daqueles que irão frequentar o local.
A norma NBR 5413, intitulada “Iluminância de Interiores”, define valores de iluminâncias médias em serviço para iluminação artificial em interiores em diferentes locais e de acordo com o desempenho de determinadas atividades. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR5413: Iluminância de Interiores. Rio de Janeiro, 1992. 13p.)
Este projeto apresenta o cálculo luminotécnico da parte interna de uma casa que apresenta os seguintes cômodos: cozinha, sala de jantar, sala de estar, suíte, três quartos, área de circulação, banheiro social, além da garagem e de um estúdio. A planta arquitetônica da casa encontra-se no anexada. Foi utilizado um método