PROJETO IDOSO
LIA CELIA FUJISAN
O RESGATE DA CIDADANIA DO IDOSO MEDIADO PELA EDUCAÇÃO
SETEMBRO/2014
APRESENTAÇÃO O Brasil atualmente é um país com grande contingente de idosos, em torno de 9%da população possui mais de 60 anos. Com o fenômeno da longevidade, a sociedade precisa proporcionar a esse segmento da população melhor idade de vida. Não basta para isso apenas Leis que demonstram essa preocupação, como o Estatuto do Idoso, mas além da implementação dessas leis, se faz necessário uma sociedade que perceba o envelhecimento como um processo natural.
A clientela de alunos da EJA tem características peculiares, ou seja, muitos não tiveram acesso ou não permaneceram na escola em idade adequada por inúmeros motivos. Por isso requer uma atenção especial nos processos de metodológicos no ensino- aprendizagem. Portanto, se faz necessário o início da transformação progressiva do lugar social da terceira idade, possibilitando um espaço e valorização do idosos pelo reconhecimento da velhice como etapa natural da vida, permitindo um imagem do idoso enquanto sujeito psíquico existente e como agente social que vive, contribui e participa da sociedade a que pertence.
OBJETIVOS: - Facilitar a interação pedagógica necessária à construção do conhecimento de forma interdisciplinar significativa e contextualizada.
- Conscientizar-se dos deveres de cidadão com relação ao ambiente.
- Diagnosticar e trabalhar as dificuldades de aprendizagem apresentada nas aulas de origem concernentes a disciplinas da área de Ciências Humanas e Sociais..
METODOLOGIAS:
As aulas das oficinas, preferencialmente adotarão metodologias diferenciadas para mediar à aprendizagem:
Aulas expositivas dialogadas
Utilização de filmes com estudo dirigido
Debates
Utilização de data show
Dinâmicas
AVALIAÇÃO: Os procedimentos de avaliação serão múltiplos: desde a participação nas discussões até o