Projeto Guri
AGRADECIMENTO
Primeiramente, agradecemos por todo o apoio que recebemos do Projeto Guri, em especial a sede de comunicação da Associação Dos Amigos do Projeto Guri que nos incentivou a dar continuidade ao nosso trabalho.
Às crianças que participaram da gravação do vídeo, por todo esforço e paciência que tiveram conosco no dia da filmagem e ao coordenador e professores do Polo de Piracicaba por nos receberem gentilmente.
Agradecemos também a todos os nossos professores e orientadores, por entenderem nossas dificuldades e estarem sempre dispostos a nos ensinar tudo o que foi necessário para conclusão deste trabalho.
E por fim um agradecimento especial aos nossos familiares, pela paciência e compreensão, mas principalmente por estarem sempre ao nosso lado.
INTRODUÇÃO
A primeira natureza do homem é aquela em que ele sente a vida: o primeiro choro, a primeira respiração, a luz, a primeira deglutição, os primeiros sons, o primeiro balbuciar e também os primeiros passos.
A segunda natureza consiste em sua evolução cultural e em seu contínuo acabamento intelectual.
E a evolução de um povo tem na arte o estuário natural onde desembocam todas as crenças, conhecimentos expressos em seus costumes, versos, cantos, músicas, linguagens, etc.
A arte é formada por valores permanentes, e o ser humano é como o rochedo à beira mar que fica marcado como que por cicatrizes pelos movimentos das ondas que nele se arrebentam.
Se está no rochedo a marca do movimento das ondas do mar, no homem está a marca indelével do movimento da história que o impregna de arte, conhecimento, e tradições de um povo.
É por meio deste trabalho que contemplaremos marcas da cultura, da arte e do saber que se fixaram em jovens piracicabanos, assim como as marcas das ondas do mar que fixaram-se nos rochedos.
O caminho que a prefeitura de Piracicaba e o Projeto Guri perseguem, já provou ser capaz de fazer renascer do caos as crianças que nele foram atiradas.
2
BRIEFING
Instituição
Projeto Guri