PROJETO GESTAO ESCOLAR
GESTÃO ESCOLAR CONTRA O RACISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
TATIÂNI DANÚBIA DE ANDRADE RA: 1112382
POLO DIVINOPOLIS
Justificativa:
Este trabalho apresenta um estudo sobre as relações étnico-raciais na Educação Infantil e as práticas adotadas pelos gestores no combate ao racismo,buscando entender melhor como as crianças se relacionam com as diferenças e orientando os professores a lidar com determinadas situações, fazendo possíveis interferências no cotidiano escolar.
O projeto proposto tem como base um princípio fundamental: despertar na criança que a diferença racial é um fator positivo,valorizando a importância das raças no contexto histórico,social e a consciência que todos somos iguais.
Deste modo,o papel dos gestores é desenvolver esse tema na educação infantil visto que a partir desta são formados os primeiros valores humanos, costumes e princípios éticos. Portanto, nota-se evidente ser preciso trabalhar a discussão da diversidade já na infância. Pois, se a criança não for preparada desde cedo, dificilmente irá compreender e combater os preconceitos possivelmente presentes em seu meio e tenderá a praticar discriminação mais tarde.
Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como contribuição teórica e prática a intenção de possibilitar gestores e também professores a refletirem sobre a sua prática, analisar como suas atitudes podem influenciar na construção da identidade do aluno e, principalmente,exterminar preconceitos.
Objetivos:
Promover o respeito e combater qualquer tipo de discriminação,valorizar as diferenças raciais e cultivar a igualdade entre as crianças.
Analisar as práticas escolares em relação às questões étnico-raciais de uma instituição de Educação Infantil.
Metodologias/Estratégias:
Para realização do projeto é necessário adotar uma rotina e atividades inseridas às disciplinas curriculares, contribuindo para a formação dos alunos.Entre elas:
Apresentar o projeto aos alunos das turmas de