Gestão escolar por meio de projetos
Kamilla Botelho de Oliveira – Graduada em Educação Infantil pela Universidade Federal de Viçosa
Liliane Caiafa – Graduada em Economia Doméstica e Educação Infantil pela UFV, formada em
Psicopedagogia pela EVATA
1 – INTRODUÇÃO
O presente trabalho está sendo apresentado como pré-requisito para conclusão do curso de Supervisão, Inspeção, Gestão e Orientação Escolar da instituição de ensino superior EVATA.
Tem-se como objetivo geral apresentar o conceito e contribuições da gestão por meio de projetos, e especificamente busca-se levantar o conceito e aspectos históricos da gestão escolar, explicar a gestão democrática, apresentar um exemplo de projeto educacional bem sucedido na cidade de Viçosa/MG.
Inicialmente, apresenta-se um breve histórico da gestão, no Brasil e no resto do mundo, e seus conceitos. Em seguida, discorre-se sobre a gestão democrática, à luz de
Paro (2000) e Simão (2008). Apresentar-se-á também a importância da gestão por meio de projetos para um bom andamento do cotidiano escolar e desenvolvimento integral da criança. À título de ilustração e prático esclarecimento, apresentar-se-á um projeto desenvolvido no Laboratório de Desenvolvimento Infantil, localizado na Universidade
Federal de Viçosa/MG, com crianças de 3 e 4 anos de idade, intitulado “Vida de
Inseto”, seguido da realização de uma reflexão e conclusão acerca do tema abordado no artigo. O trabalho com projetos em sala de aula não é um tema recente, dispondo de vasto material que o aborda, sendo necessário um recorte. Neste artigo, buscou-se esclarecer o tema, realizando uma busca bibliográfica e apresentando conceitos, fatores históricos e contribuições, e apresentando um exemplo concreto com vistas ao melhor entendimento sobre o assunto por parte do leitor. Sendo assim, justifica-se o presente trabalho, que visa contribuir para a construção de conhecimento sobre gestão, gestão democrática e gestão por meio de projetos.
A