Projeto gentileza na escola
Público Alvo
Séries iniciais, mas particularmente os terceiros anos do ensino fundamental.
Justificativa
Procura-se através deste projeto, desenvolver um ambiente onde os educandos tenham um senso de respeito ao próximo e comunhão, munidos de gentileza e boas maneiras no dia a dia escolar, extendendo esse tipo de comportamento para outras vertentes do meio social.
Apresentação
Hoje em dia, a gentileza está quase esquecida em todos os âmbitos sociais: Na Escola, na família, no transito, etc. Iremos tratar da gentileza no ambiente escolar. Principalmente visando o intervalo entre as aulas.
Objetivos Gerais
Conscientizar o corpo docente e discente sobre a importância da gentileza na escola, desenvolvendo normas de conduta de boa convivência.
Objetivos Específicos
Perceber a importância da gentileza.
Conhecer exemplos históricos de gentileza.
Desenvolver oficinas que visem às boas maneiras.
Debates sobre o respeito às diferenças.
Melhorar o comportamento dos alunos durante o intervalo entre aulas.
Cronograma
O projeto será trabalho uma vez por semana, durante todo ano letivo, pontualmente nas últimas aulas das terças feiras. Porém, nos feriados as atividades desenvolvidas serão adiadas para o dia posterior.
Desenvolvimento
Ao longo das atividades, serão utilizadas:
Pesquisas de campo (família e comunidade).
Apresentação de vídeos, sobre o Profeta Gentileza, pequenos documentários do assunto e videoclipes.1 Palestras que serão feitas por professores e também de profissionais não ligados à educação.
Debates em sala de aula.
Construção de cartazes. (Estes cartazes serão feitos com cartolina e colagem de ilustrações, indicando atos de gentileza. Obs: Tais cartazes serão confeccionados pelos próprios alunos.)
Implantação do dia dos atos de gentileza. (Data em que os alunos serão estimulados à demonstrar atos gentis, como: Um abraço, um beijo, mensagens de uns para os outros... etc.)