Projeto Futsal
Curso de Educação Física – 1º Período
Projeto Futsal
Palmeiras dos Índios – AL
Julho de 2012
Eduardo Felipe Dantas dos Santos
Metodologia
Projeto Futsal
Palmeiras dos Índios – AL
Julho de 2012
Sumário
Referência Bibliografica 8
INTRODUÇÃO
A desigualdade social gera carências em inúmeros aspectos como, por exemplo, a falta de oportunidade. A escassez de oportunidades, com o propósito da vivência de experiências nos mais diversos âmbitos – político, social, educacional, esportivo, acaba impedindo que as pessoas possam evoluir e se emancipar como seres humanos, suprimindo, muitas vezes, o desenvolvimento de talentos.
Em se tratando mais especificamente do objeto aqui abordado, o futsal, sabe-se que tem como base não só a vivência motora, mas também o desenvolvimento de uma série de fatores mentais, sócio-afetivos e cognitivos. Pode-se então afirmar que a não-vivência da prática esportiva daqueles que não têm acesso ou condições de participar de escolinhas esportivas em clubes e instituições privadas, pode ser no mínimo um diferencial na vida de crianças e adolescentes que se encontram distantes das oportunidades que a sociedade proporciona.
JUSTIFICATIVA
Hoje, com o avanço da tecnologia, cada vez mais as nossas crianças deixam de lado as práticas motoras, utilizando estas novas tecnologias para ocupar o seu tempo de lazer, ocasionando problemas de saúde causados muitas vezes pela falta de atividade física.
O futebol é no Brasil mais que um esporte, é uma mística popular, um fator de identidade nacional. O brasileiro, independente da classe social, idade, sexo, cor ou credo, identifica-se com esta emoção. Jogar, assistir, ouvir, não importa como, o que vale é de alguma forma participar do jogo, é gritar GOL.
Se comparado aos demais esportes, o